Usando a ideia do
Império Cinéfilo, que por sua vez retirou a ideia do Jornal brasileiro
O Estado de São Paulo vou responder a este inquérito que me pareceu muito interessante e com umas perguntas muito pertinentes...
Vou também fazer algumas adaptações no conteúdo das perguntas e modificar para português de Portugal.
Que filme mais revê?Não tenho muito o hábito de rever filmes, mas confesso que sempre que revejo o Fight Club, para além de gostar mais, descubro sempre pormenores novos e interessantes.
Que filme gostou mais depois de o rever?Chicago. Da primeira vez que o vi não tinha gostado particularmente, mas agora gosto bastante. Também foi curioso porque da primeira vez achei o desempenho de Catherine Zeta Jones superior ao de Renée Zellweger e quando revi mudei de opinião.
Que filme aclamado pela crítica você detestou?Cidade de Deus. A realização é boa e fica-se por aí.
Que filme revolucionou a sua forma de ver o mundo?A residência espanhola e Diarios de una Motocicleta. Os dois de diferentes formas. O primeiro fez-me ver o mundo de uma forma mais optimista, mais alegre. Contagia alegria e faz-nos acreditar nos nossos sonhos. O outro de uma forma mais introspectiva fez-me pensar na minha posição no mundo. Aquelas balelas de que não somos nada nesta imensidão acabam por não ser tão ridículas assim.
Cite um filme que deve ser muito bom, mas que nunca viu.Citizen Kane. É considerado por uma parte significativa da crítica como o melhor filme de sempre. É uma falha que espero colmatar em breve.
De que filme destruído pela crítica você gostou?Great Expectations, com Ethan Hawke e Gwyneth Paltrow. Confesso que não é uma obra prima, mas tem uma sensibilidade que me agradou bastante. Não me pareceu tão mau como queriam fazer parecer.
Qual o filme dos últimos dez anos que mais o marcou?Novamente, Fight Club. Todo o conceito do filme, o brilhante argumento, a violência que esconde um filme simples e com uma ideia muito poderosa por trás.
Qual o actor (ou actriz) que o leva ao cinema independentemente do filme?Angelina Jolie. Aquela mulher tem algo de transcendente. Actor é capaz de ser Edward Norton.
Cite um filme supreendente, ou seja, bom e pelo qual não dava nada.Aaltra. Uma das melhores comédias que já vi e estive prestes a desistir do filme nos primeiros 10 minutos.
Cite um filme cuja sequela foi melhor do que o primeiro.Before Sunset. Mais real, mais adulto, mais tocante.
Que filmes conseguem, na sua opinião, conjugar reflexão e entretenimento?Eternal Sunshine Of the Spotless Mind e I Heart Huckabees. Duas comédias de alto nível que nos conseguem fazer pensar durante horas.
De que filme você mudaria o final?Birth, com a Nicole Kidman. O filme estava a agradar-me bastante até ao seu disparatado twist final.
Oscar ou Cannes?Apesar de terem critério diferentes de forma geral agradam-me mais os filmes que passam em competição em Cannes.
Qual foi o primeiro filme que viu no cinema?Vi alguns de desenhos animados mas não me lembro, portanto o primeiro que me lembro de ter visto foi a Máscara com Jim Carrey.
Que obra lhe fez mal de tão perturbadora?IT. Ainda hoje me fazem confusão os palhaços por causa deste filme.
Que filme gostaria de ter feito?1984. A obra de George Orwell, adaptada ao cinema por Michael Radford. Apesar de ter gostado do filme tinha uma visão muito própria de como seria a adaptação.
Quem gostaria que o interpretasse num filme sobre a sua vida?Quem melhor do que eu próprio? De qualquer forma a minha vida não daria um filme muito interessante.
Cite uma obra pretensiosa mas indespensável.Qualquer uma de Spielberg, Allen, Kubrick ou Von Trier. Eles sabem que são os melhores no que fazem e nós só temos que nos curvar perante o seu génio.
Que final feliz foi o mais feliz que já viu?Before Sunset. A ideia de que podemos ser nós a engendrar o nosso final feliz é a melhor experiência que se pode ter.
Qual o realizador do qual continua a gostar, mesmo quando faz filmes maus?David Fincher consegue, mesmo em filmes inferiores como foi Panic Room, manter o seu cunho pessoal e uma realização acima da média.
Que filme português merece um Oscar?Muito sinceramente, nenhum. Acho que ainda há um longo caminho a percorrer para que os filmes portugueses possam aspirar tão alto.
Qual a melhor adaptação de um livro para filme? E qual a pior?A melhor é talvez As Horas. As piores são demasiadas para enumerar mas generalizando posso dizer que as adaptações de bandas desenhadas raramente são bem conseguidas.
Também não sou muito chegado em CIDADE DE DEUS, que usa e abusa de um estilo de videoclipe a manipulação de cores para retratar um dos maiores pontos de discussão social do Brasil.